O moteto é uma composição não-litúrgica que se iniciou na Idade Média, no século XIII, e que continuou sendo fonte de composições, e esta peça tem este nome, pois vem do françês MOT que significa PALAVRA. Esta composição é uma das formas mais importantes da música polifônica que surgiu por volta de 1200.
"O moteto é um gênero musical polifônico surgido no século XIII, onde, inicialmente, usavam-se textos distintos para cada voz. Dessa característica vem a origem do termo, derivado de mot, palavra, em francês. O moteto se tornará uma das grandes formas da música polifônica, sendo o apogeu de seu uso no contraponto modal do século XVI, apesar de sua importância para a música barroca e da recorrência a ele até por compositores românticos." (Cifraclub, Acesso em 16/01/2014, às 20:03)
O moteto não foi idealizado para liturgia, mas para festividades e celebrações e estava ligado à devoção religiosa extralitúrgica. A diversidade de textos, muitas vezes bilíngues ou mais, prejudicava a utilização na missa católica.
Durante o século XIV até o século XV, os motetos que predominavam eram os isorrítimicos, nos quais alguns padrões rítmicos eram repetidos ou periodicamente recorrentes em cada voz. Uma sucessão de valores rítmicos numa mesma voz era chamada talea e o plural de talea é taleae. Esta forma composicional surgiu na Ars Nova com os compositores Philippe de Vitry, Guillaume de Machaut e Guillaume Dufay. Com a Escola Franco-Flamenca começa a formação do que seria o moteto renascentista no qual o texto é inteiramente religioso, escrito a 06 (seis) vozes, abandona-se a isorritimia e o foco volta a ser o cantus firmus. Cria-se o Contraponto Imitativo e Josquin Desprez é o principal representante.
No moteto renascentista há uma separação das suas origens de maneira definitiva. Os textos múltiplos são raros, predomínio da imitação, nem sempre há utilização do cantus firmus, com alguns textos criados pelos próprios compositores, fim do isorritimo e a composição centra-se nas frases do texto e a cada nova frase do texto, um novo tema musical é apresentado. Com isto há passagens homofônicas facilitando a compreensão dos textos. Os representantes deste tipo de moteto são: Palestrina, Lasso, Victoria etc.
COMPOSITORES DA ARS NOVA
Philippe de Vitry |
Guillaume de Machault |
Guillaume Dufay |
ESCOLA FRANCO-FLAMENCA
Josquin Desprez |
MOTETO RENASCENTISTA
Palestrina |
Orlando di Lassus |
Tomás Luis de Victoria |
Exemplos de Motetos
In arboris empiro (Philippe de Vitry)
La Clayette
(Moteto Bilíngue: uma voz canta um hino à Virgem Maria em Latim e outra voz canta uma canção de amor)
O Magnum Mysterium (Tomás Luis de Victoria)
Tristis est anima mea (Orlando di Lassus)
Ave Maria... Virgo Serena (Josquin Desprez)
É isso tudo de hoje meu povo! espero ter ajudado a todos.
Abraços,
Fábio Lopes dos Santos
FONTES: VASCONCELOS, Marcus André Varela, Apostila de Análise Musical II, UFRN - NATAL/RN;
http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/302467/;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Moteto;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ars_nova;
Achei boníssimo estes artigos . Grata.
ResponderExcluirPrezados, incluam o mestre Vivaldi
ResponderExcluirAtt,
J Sabino
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFale de curiosidade de moteto por favor
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