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sábado, 18 de janeiro de 2014

Iniciação à Teoria Musical - Partitura parte 2



Hoje teremos a outra parte da teoria musical com relação à partitura. Veremos hoje sobre as tonalidades e consequentemente as escalas que dão origem à estas tonalidades. A tonalidade é a hierarquização das notas onde há uma organização e prepoderância de umas notas sobre outras. Estas notas também poderemos chamá-las de GRAUS da escala ou tonalidade.

Antes de começarmos as tonalidades, teremos que saber de alguns sinais que facilitarão o nosso entendimento sobre elas:


  • Sustenido: Aumenta meio-tom ou semitom. 
  • Bemol: Diminui meio-tom ou semitom.
  • Dobrado Sustenido: Aumenta em um tom a nota na qual este sinal foi adicionado.
  • Dobrado Bemol: Diminui em um tom a nota na qual este sinal foi adicionado.
  • Bequadro: Este sinal anula o efeito de todos os sinais relacionados acima.




Partindo deste princípio, poderemos agora falar das tonalidades musicais. Para isso precisamos ver as armaduras de clave. Estes sinais quando são postos no início da partitura, são conhecidos como acidentes físicos, e os que ocorrem durante a música que não estão na armadura de clave são os acidentes ocorrentes. Estas armaduras são de grande importância pois sem elas não é possível distiguir o tom da música que você quer tocar/cantar.

  • Armaduras de Clave: É como são chamados os acidentes físicos que determinam a tonalidade da música.
  • Tonalidade: É o grupo de notas que, com base nas armaduras de claves, poderão ser utilizadas na música.
Lembrando que a ARMADURA DE CLAVE é posta AO LADO da clave, seja qual for, mas em alguns casos, pode ser escrita em especialmente, após um compasso iniciado por barra dupla. Para isso precisamos ver dois métodos que facilitaram o aprendizado das armaduras: O Ciclo das 5ª (quintas) e O Ciclo das 4ª (quartas).

Ciclo das Quintas:  São os intervalos que entre si ocorre um espaço de 05 (cinco) notas, contando com a primeira que é o ponto de partida, e a ultima que é o ponto de chegada. Partindo da nota teremos as seguintes tonalidades: 

A figura acima mostra o Ciclo das quintas
Ciclo das Quartas: São os intervalos que entre si ocorrem uma distancia de 04 (Quatro) notas, contando com a primeira nota e a ultima. 


A seta vermelha indica o Ciclo das quartas que começa a partir da nota DÓ


A partir disto podemos notar que existe notas com tonalidades MAIORES e MENORES. A principal diferença entre elas é a alteração em alguns graus da escala sendo que o principal é a terça, pois este grau caracteriza a natureza da escala e da tonalidade. Os acordes são montados a partir das escalas e por isso sentem a mesma influência das escalas. As escalas tem um comportamento interessante que é a RELATIVIDADE entre as escalas maiores e menores. A relatividade está relacionada com a afinidade entre uma escala maior e uma menor e vice-versa, ou seja, uma escala maior tem uma escala menor correspondente e também o inverso.

Para estudar as escalas menores, não há mistério se considerarmos um macete. Se existe uma relatividade entre elas, o macete é estudar uma escala maior e uma menor que lhe é correspondente. Mas você deve está se perguntando: como vou descobrir a escala relativa de uma escala maior? é simples: você ao estudar uma escala maior, pode contar da primeira nota ao sexto grau. Por exemplo:

  • Estudando a Escala de Dó MAIOR, você pode contar de Dó até a sexta nota ou sexto grau da escala de Dó maior que é Lá. Como as Escalas maiores tem relativas menores, a nota Lá é a nota que dará origem a escala de LÁ MENOR.
Abaixo vai  um esquema das tonalidades em cifra e um esquema das funções e graus da escala.


Os graus das escalas (para ver melhor, clique na figura)
Esquema de tonalidades em cifras com suas respectivas tonalidades relativas menores
Por hoje vimos as escalas e os sinais representados. Espero ter ajudado!
Fábio Lopes dos Santos

FONTES: http://pt.wikipedia.org/wiki/Armadura_(m%C3%BAsica)
                 http://pt.wikipedia.org/wiki/Tonalidade
                 http://musicateorica.blogspot.com.br/2012/10/capitulo-16-armaduras-e-tonalidades.html 

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