Hoje teremos a outra parte da teoria musical com relação à partitura. Veremos hoje sobre as tonalidades e consequentemente as escalas que dão origem à estas tonalidades. A tonalidade é a hierarquização das notas onde há uma organização e prepoderância de umas notas sobre outras. Estas notas também poderemos chamá-las de GRAUS da escala ou tonalidade.
Antes de começarmos as tonalidades, teremos que saber de alguns sinais que facilitarão o nosso entendimento sobre elas:
- Sustenido: Aumenta meio-tom ou semitom.
- Bemol: Diminui meio-tom ou semitom.
- Dobrado Sustenido: Aumenta em um tom a nota na qual este sinal foi adicionado.
- Dobrado Bemol: Diminui em um tom a nota na qual este sinal foi adicionado.
- Bequadro: Este sinal anula o efeito de todos os sinais relacionados acima.
Partindo deste princípio, poderemos agora falar das tonalidades musicais. Para isso precisamos ver as armaduras de clave. Estes sinais quando são postos no início da partitura, são conhecidos como acidentes físicos, e os que ocorrem durante a música que não estão na armadura de clave são os acidentes ocorrentes. Estas armaduras são de grande importância pois sem elas não é possível distiguir o tom da música que você quer tocar/cantar.
- Armaduras de Clave: É como são chamados os acidentes físicos que determinam a tonalidade da música.
- Tonalidade: É o grupo de notas que, com base nas armaduras de claves, poderão ser utilizadas na música.
Ciclo das Quintas: São os intervalos que entre si ocorre um espaço de 05 (cinco) notas, contando com a primeira que é o ponto de partida, e a ultima que é o ponto de chegada. Partindo da nota DÓ teremos as seguintes tonalidades:
A figura acima mostra o Ciclo das quintas |
Ciclo das Quartas: São os intervalos que entre si ocorrem uma distancia de 04 (Quatro) notas, contando com a primeira nota e a ultima.
A seta vermelha indica o Ciclo das quartas que começa a partir da nota DÓ |
Para estudar as escalas menores, não há mistério se considerarmos um macete. Se existe uma relatividade entre elas, o macete é estudar uma escala maior e uma menor que lhe é correspondente. Mas você deve está se perguntando: como vou descobrir a escala relativa de uma escala maior? é simples: você ao estudar uma escala maior, pode contar da primeira nota ao sexto grau. Por exemplo:
- Estudando a Escala de Dó MAIOR, você pode contar de Dó até a sexta nota ou sexto grau da escala de Dó maior que é Lá. Como as Escalas maiores tem relativas menores, a nota Lá é a nota que dará origem a escala de LÁ MENOR.
Esquema de tonalidades em cifras com suas respectivas tonalidades relativas menores |
Fábio Lopes dos Santos
FONTES: http://pt.wikipedia.org/wiki/Armadura_(m%C3%BAsica)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tonalidade
http://musicateorica.blogspot.com.br/2012/10/capitulo-16-armaduras-e-tonalidades.html
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