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quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Mais um Pouco da História da Música - Música Renascentista parte 2

Seguindo a sequência, vamos dar continuidade a Música Renascentista. A música sacra desse período teve as seguintes características:

  • Liberdade melódica e rítmica e ao mesmo tempo, beleza e textura melodiosa como um todo;
  • Atmosfera tranquila que prevalece na música renascentista constitui um grande veículo de adoração;
  • Há uma maior variedade de vozes na polifonia vocal sacra;
  • A polifonia e a harmonia são muito usados na mesma composição;
  • Tríades começam a ser usadas nas composições e os acordes de sétima são utilizados até o século XVII;
  • Uso de cromatismos encontrados no fim do século XVI, pela Escola Romana com Orlando de Lasso;
  • Efeitos arcaicos como paralelismo, quintas diretas etc, desaparecem com o tempo;
  • A música religiosa é composta "a capella", ou seja, sem acompanhamento instrumental, pois a música popular é que detém essa característica;
Nesta época as formas composicionais sacras, continuam sendo mantidas, como por exemplo o Moteto e a Missa. Havia uma composição chamada de laudi spirituali, que era conhecida como música religiosa de louvor e era composta fora da Igreja e composta na Itália, estilo harmônico e rítmico simples e lembrava a música popular. A língua da composição era Italiana e não em latim.

ESCOLAS INFLUENCIADORAS   

FLAMENCA: Influência de todos os compositores da Europa Ocidental. Orlando de Lassus e Palestrina são os maiores representantes.
ROMANA: Contribuiu de forma significativa para a evolução da música sacra renascentista. O estilo "a capella" prevalece com Giovanni Palestrina como principal representante e seu nome é sinal de perfeição da polifonia vocal sacra.
ESPANHOLA: O estilo é parecido com o da Romana mas com uma certa dureza expressiva, lembrando as telas de El Greco. Os principais representantes são Cristobal Morales e Tomas Ludovico de Victoria.
VENEZIANA: O mais importante estilo de polifonia sacra no século XVI foi desenvolvido nesta escola. Os compositores compunham obras para 02 (dois) ou mais coros completos com efeitos antifônicos, colocando-os em vários pontos da igreja e outra característica é a magnificência, por causa dos efeitos corais, nas ricas texturas e na harmonia arrojada. Os compositores mais importantes dessa época foram Andrea Gabrieli e seu sobrinho Giovanni Gabrieli.
INGLESA: Apesar dos conflitos religiosos e do surgimento da Igreja Anglicana, a Inglaterra teve uma grande produção de música litúrgica católica no século XVI, com muitas missas e motetos compostos por ingleses. O anglicanismo, manteve a maioria das práticas católicas romanas e cantavam os motetos em Inglês, que eram chamados de "cathedral anthems" ou hinos de catedral. No fim do século XVI foram criados os "verse anthems" ou hinos estróficos com solistas, instrumentos e coro. Os principais são Orlando Gibbons e William Byrd.
ALEMÃ: O catolicismo não prosperou na Alemanha, por causa da Reforma Protestante. Por conta disso, não há uma escola alemã de polifonia sacra porém, o maior representante deste período na Alemanha é Jacobus Gallus.

LISTA DOS COMPOSITORES RENASCENTISTAS

Lista dos compositores Renascentistas 

Obras destes autores

Escola Flamenca

Orlando di Lassus

Giovanni Pierluigi da Palestrina


Escola Romana

Giovanni Pierluigi da Palestrina


Escola Espanhola

Cristobal Morales


Tomas Ludovico de Victoria

Escola Veneziana

Andrea Gabrieli


Giovanni Gabrieli


Escola Inglesa

Orlando Gibbons


William Byrd

Escola Alemã


Com este tópico aqui finda a música renascentista. Em breve veremos a música barroca.

Abraços,

Fábio lopes dos Santos

Fontes: D'AMORE, Osvaldo. Apostila de História da Música. UFRN, Natal/RN
            http://imslp.org/wiki/P%C3%A1gina_inicial

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