Seguindo a sequência, vamos dar continuidade a Música Renascentista. A música sacra desse período teve as seguintes características:
- Liberdade melódica e rítmica e ao mesmo tempo, beleza e textura melodiosa como um todo;
- Atmosfera tranquila que prevalece na música renascentista constitui um grande veículo de adoração;
- Há uma maior variedade de vozes na polifonia vocal sacra;
- A polifonia e a harmonia são muito usados na mesma composição;
- Tríades começam a ser usadas nas composições e os acordes de sétima são utilizados até o século XVII;
- Uso de cromatismos encontrados no fim do século XVI, pela Escola Romana com Orlando de Lasso;
- Efeitos arcaicos como paralelismo, quintas diretas etc, desaparecem com o tempo;
- A música religiosa é composta "a capella", ou seja, sem acompanhamento instrumental, pois a música popular é que detém essa característica;
Nesta época as formas composicionais sacras, continuam sendo mantidas, como por exemplo o Moteto e a Missa. Havia uma composição chamada de laudi spirituali, que era conhecida como música religiosa de louvor e era composta fora da Igreja e composta na Itália, estilo harmônico e rítmico simples e lembrava a música popular. A língua da composição era Italiana e não em latim.
ESCOLAS INFLUENCIADORAS
FLAMENCA: Influência de todos os compositores da Europa Ocidental. Orlando de Lassus e Palestrina são os maiores representantes.
ROMANA: Contribuiu de forma significativa para a evolução da música sacra renascentista. O estilo "a capella" prevalece com Giovanni Palestrina como principal representante e seu nome é sinal de perfeição da polifonia vocal sacra.
ESPANHOLA: O estilo é parecido com o da Romana mas com uma certa dureza expressiva, lembrando as telas de El Greco. Os principais representantes são Cristobal Morales e Tomas Ludovico de Victoria.
VENEZIANA: O mais importante estilo de polifonia sacra no século XVI foi desenvolvido nesta escola. Os compositores compunham obras para 02 (dois) ou mais coros completos com efeitos antifônicos, colocando-os em vários pontos da igreja e outra característica é a magnificência, por causa dos efeitos corais, nas ricas texturas e na harmonia arrojada. Os compositores mais importantes dessa época foram Andrea Gabrieli e seu sobrinho Giovanni Gabrieli.
INGLESA: Apesar dos conflitos religiosos e do surgimento da Igreja Anglicana, a Inglaterra teve uma grande produção de música litúrgica católica no século XVI, com muitas missas e motetos compostos por ingleses. O anglicanismo, manteve a maioria das práticas católicas romanas e cantavam os motetos em Inglês, que eram chamados de "cathedral anthems" ou hinos de catedral. No fim do século XVI foram criados os "verse anthems" ou hinos estróficos com solistas, instrumentos e coro. Os principais são Orlando Gibbons e William Byrd.
ALEMÃ: O catolicismo não prosperou na Alemanha, por causa da Reforma Protestante. Por conta disso, não há uma escola alemã de polifonia sacra porém, o maior representante deste período na Alemanha é Jacobus Gallus.
Obras destes autores
Escola Flamenca
Orlando di Lassus
Giovanni Pierluigi da Palestrina
Escola Romana
Giovanni Pierluigi da Palestrina
Escola Espanhola
Cristobal Morales
Tomas Ludovico de Victoria
Escola Veneziana
Andrea Gabrieli
Giovanni Gabrieli
Escola Inglesa
Orlando Gibbons
William Byrd
Escola Alemã
Com este tópico aqui finda a música renascentista. Em breve veremos a música barroca.
Abraços,
Fábio lopes dos Santos
Fontes: D'AMORE, Osvaldo. Apostila de História da Música. UFRN, Natal/RN
http://imslp.org/wiki/P%C3%A1gina_inicial
VENEZIANA: O mais importante estilo de polifonia sacra no século XVI foi desenvolvido nesta escola. Os compositores compunham obras para 02 (dois) ou mais coros completos com efeitos antifônicos, colocando-os em vários pontos da igreja e outra característica é a magnificência, por causa dos efeitos corais, nas ricas texturas e na harmonia arrojada. Os compositores mais importantes dessa época foram Andrea Gabrieli e seu sobrinho Giovanni Gabrieli.
INGLESA: Apesar dos conflitos religiosos e do surgimento da Igreja Anglicana, a Inglaterra teve uma grande produção de música litúrgica católica no século XVI, com muitas missas e motetos compostos por ingleses. O anglicanismo, manteve a maioria das práticas católicas romanas e cantavam os motetos em Inglês, que eram chamados de "cathedral anthems" ou hinos de catedral. No fim do século XVI foram criados os "verse anthems" ou hinos estróficos com solistas, instrumentos e coro. Os principais são Orlando Gibbons e William Byrd.
ALEMÃ: O catolicismo não prosperou na Alemanha, por causa da Reforma Protestante. Por conta disso, não há uma escola alemã de polifonia sacra porém, o maior representante deste período na Alemanha é Jacobus Gallus.
LISTA DOS COMPOSITORES RENASCENTISTAS
Lista dos compositores Renascentistas |
Escola Flamenca
Orlando di Lassus
Giovanni Pierluigi da Palestrina
Escola Romana
Giovanni Pierluigi da Palestrina
Escola Espanhola
Cristobal Morales
Tomas Ludovico de Victoria
Andrea Gabrieli
Giovanni Gabrieli
Escola Inglesa
Orlando Gibbons
William Byrd
Com este tópico aqui finda a música renascentista. Em breve veremos a música barroca.
Abraços,
Fábio lopes dos Santos
Fontes: D'AMORE, Osvaldo. Apostila de História da Música. UFRN, Natal/RN
http://imslp.org/wiki/P%C3%A1gina_inicial
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