ATÉ QUE ENFIIIIIIIIIIIIIIIIIIMMM... Chego ao fim dessa parte da música.
Vamos ver hoje sobre a notação musical, suas origens e utilização na música medieval.
Durante a Idade Média a música teve um grande avanço no que tange a teoria musical. Isto não foi de uma hora para outra e sim por avanços pequenos.
O Monge Guido D'Arezzo (992 - 1050) um clérigo Italiano e regente da catedral de de Arezzo região da Toscana, onde nasceu. Este organizou o Tetragrama, o início da partitura, que depois passou as cinco linhas, também conhecidas como pentagrama.
Guido D'Arezzo |
Este substituiu a notação neumática que era imprecisa com relação aos valores e altura das notas e também substituiu as notações Quadrática e a Notação Coral Alemã.
Acima Notação Neumática, No Tetragrama Notação Quadrática |
O sistema de Guido D'Arezzo permanece até hoje com ligeiras alterações e por isso, é o mais eficiente. O mesmo percebeu que a construção de uma escala mais simples facilitaria o aprendizado dos alunos e também facilitaria a execução das peças compostas. Para isso resolveu nomear as notas e para isso se utilizou da Canção a São João Batista.
Canção a São João Batista. As sílabas em vermelho, são os nomes das notas dadas por D'Arezzo |
O significado destas palavras são:
"Para que teus grandes servos, possam ressoar claramente a maravilha dos teus feitos, limpe nossos lábios impuros, ó São João."
Com isto, as notas ficaram assim nomeadas: UT, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI. Mais tarde um outro músico conhecido por Giusepe Doni, resolveu nomear a primeira nota de DÓ para facilitar o canto com a terminação em Vogal.
PRIMEIRAS POLIFONIAS VOCAIS
Os primeiros estágios de Polifonia vocal sacro, tiveram inicio no Início da Idade Média no fim do Período Carolíngio. O nome a eles é dado de ORGANUM que é o termo aplicado aos diversos tipos de polifonia primitiva e esta prática começou quando resolveram criar um coral a duas partes que cantavam simultaneamente em um intervalo de quarta ou quinta.
TIPOS
PARALELO: É o mais simples e primitivo da polifonia, em que as duas vozes tem um movimento paralelo a outra, em um intervalo de quinta ou quarta e a VOX PRINCIPALIS que era a voz do cantochão e a voz superior é a VOX ORGANALIS.
MELISMÁTICO: O tenor (vox principalis) mantinha as notas mais longas enquanto a vox organalis, cantava notas mais curtas acima.
LIVRE: Este desenvolveu-se do paralelo. As vozes são executadas de forma contrapontística.
LEONIN: Mestre do coro da Catedral de Notre Dame. Ele e seu sucessor Perotin, inovaram no tratamento das vozes e do coral. As transformações deles deram margem a criação de novos estilos musicais como o MOTETO.
PEROTIN: Sucessor de Leonin, e continua as alterações de seu antecessor acrescentando elementos nas composições.
E por fim... O Moteto que é uma composição Vocal que se destaca pelo uso de mais de um idioma na mesma canção e ao mesmo tempo.
Aí vão alguns exemplos:
Organum Paralelo
Organum Livre
Organum Melismático
Leonin
Perotin
Compositores Medievais mais importantes
Um moteto de exemplo pra vocês
Meus amigos chegou ao fim essa série sobre a Idade Média. Espero ter ajudado
Fabio Lopes dos Santos
D'AMORE Osvaldo, Apostila de História da Música, UFRN/NATAL RN
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