Pesquisar este blog

Postagens populares

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Um Pouco de História da Música - A Música Renascentista


O Renascimento ou Renascença foi um período que compreendeu entre os Séculos XIV e XVI, porém ainda não há um consenso entre os historiadores sobre a cronologia deste período. Foi o período que findou a Idade Média e este trouxe transformações no pensamento e nos costumes da sociedade européia da época. 

Neste Período os artistas e cientistas que mais se destacaram foram Leonardo Da Vinci e Michelangelo na pintura e escultura, Nicolau Maquiavel, François Rabelais, Michel Montaigne, William Shakespeare, Francis Bacon, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei. Martinho Lutero foi o nome mais importante no campo religioso, pois foi ele que deflagrou a REFORMA PROTESTANTE.

A música renascentista tem como marco o desenvolvimento da filosofia humanista italiano que revelou e divulgou a estética das antigas Grécia e Roma e assim contribuindo conceitualmente, para uma revalidação acelerada assim como também influenciou e sugestionou, a teoria, composição e interpretação musical.

CARACTERÍSTICAS DA MÚSICA RENASCENTISTA

A polifonia vocal tem um grande desenvolvimento atingindo um alto grau de perfeição harmônica e melódica. A música secular neste período ganha uma grande importância na sociedade enquanto a música religiosa ganha subsídios da igreja em face de que a música profana/secular é patrocinada pela nobreza (mecenato), surge um novo estilo instrumental independente, a música que é modal é substituída aos poucos da música sacar e da popular pelo sistema tonal que ganha força no fim do período, a liderança desse período, na música, é Italiana seguida da Inglaterra e da França. 

Meus amigos esta é uma parte do que veremos a seguir nas outras publicações, sobre a música Renascentista. Espero ter ajudado.

Abraços, Fábio Lopes dos Santos

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_renascentista
              D'AMORE, Osvaldo. Apostila de História da Música. UFRN, Natal-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário