Pesquisar este blog

Postagens populares

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Um Pouco de História da Música - Música Medieval



Olá Amigos

Hoje iremos ver um pouco da cultura e música medieval. Esta fase da história da humanidade, que teve cerca de mil anos, e por alguns é vista como "a noite dos mil anos", "idade das trevas" etc. começou com o fim do Império Romano e com as invasões bárbaras (germânicas) e tem como características economia Rural, enfraquecimento do comércio, supremacia Católica, sistema Feudal e sociedade hierarquizada.
A estrutura Política se dava pela suserania e vassalagem. Este sistema se baseava na terra, ou seja, o soberano (suserano) dava um lote de terra ao vassalo e este último, tinha por obrigação ser fiel e ajudar o Suserano quando este precisasse, porém em troca disso o servo tinha proteção e um lugar para produzir e se sustentar. Os donos da terra detiam o poder político, jurídico e econômico e o Rei era apenas uma figura ilustrativa.

A hierarquia da sociedade feudal era a Nobreza Feudal, O Clero e os Camponeses e estes últimos eram a maioria. A Religião da época era Cristã Católica, e ela ditava o pensamento, filosofia e comportamento dos demais. Os eventos mais importantes que se deram na Idade Média foram as cruzadas, a peste negra e a Jaquerie que foi uma grande revolta dos Camponeses.

A arte medieval foi extremamente influenciada pela religiosidade abundante da época. Esculturas, Pinturas e a Música eram utilizadas para a catequese da população, já que grande parte dela era analfabeta e não tinha acesso aos livros.

A Música medieval tem as seguintes características:

  1. Desacompanhada, ou seja sem instrumentos acompanhando as vozes;
  2. Vocal;
  3. Vozes masculinas e também eram os religiosos (clérigos);
  4. Monódico - apenas uma linha melódica, passando mais tarde a polifonia;
  5. Modal: utiliza os modos litúrgicos que se remetem aos modos gregos;
  6. Não possuía métrica;
  7. Textos em Latim;
  8. Utilização do ritmo das palavras;
  9. Extensão limitada à uma oitava;
  10. Possuía uma Escrita Musical especial - Neumática;

  11. Exemplo de Escrita Neumática


Também houve música secular nesta época, porém não tem muitos exemplos como os da música medieval
Aí vão alguns exemplos da música medieval:





Meus amigos aqui termina a primeira parte da música medieval. Aguardem as próximas postagens sobre o tema.

Um Abraço a todos

Fábio Lopes dos Santos
Fontes: http://www.suapesquisa.com/idademedia/
            D'AMORE. Osvaldo. Apostila de História da Música. UFRN/Natal RN

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Um Pouco de História da Música - Música na Antiguidade


Olá

Hoje vou falar um pouco da Música através dos tempos. Tratarei da Música na Antiguidade.
Houve uma época em que os homens se utilizavam de sons para se comunicar entre si. Esses sons representavam várias ocasiões, tais quais: Reunião, Ataque de uma tribo ou povoado contra outra e etc. Nestas ocasiões os sinais sonoros tinha combinação para indicar o que estava ocorrendo e estes sons eram emitidos por meio de instrumentos de sopro primitivos ou por tambores. O conhecimento musical se dava, em sua maior parte, pela oralidade.

POVOS QUE SE DESTACARAM

Os povos que se destacaram na música antiga foram os Assírios, os Egípcios, Chineses, Gregos e os Hebreus. Estes dois últimos influenciaram grandemente a música ocidental, com suas filosofias e estilos.

Os Assirios e Sumérios influenciaram os povos ao seu redor e os povos conquistados. Na verdade os Sumérios tinham uma elaborada teoria musical. O Padre Gurney e Marcele Duchesne-Guillemin encontraram tábuas que indicavam um sistema de afinação para liras, assim como também sistemas de escalas pentatônicas e de sete sons, assim como também encontraram vários instrumentos da época como Liras, Flautas de cana e prata, uma espécie de Alaúde, Etc. Os Sumérios achavam que a música tinha importante papel na vida social e em solenidades religiosas e na familiar. Os Assírios tinham seus músicos reverenciados até mais do que os sábios de sua civilização. Estes associavam a música ao poder e estes poupavam os músicos de povos conquistados para que a sua cultura fosse absorvida. Estes são os primeiros a terem formado Orquestras.


Outro povo foi o Egípcio. Com base em afrescos de templos e túmulos, pode se ter uma ideia de como era desenvolvida a música egípcia e sua utilização. Algumas representações mostram alguns grupos musicais com Cantores, Flautas e Harpas, assim como também, as Danças. Tempos depois a música passa a ter um papel militar e ritual. Os músicos egípcios não possuíam o mesmo status que os sumérios, pois estes geralmente eram retratados como escravos e por isso não há registros de músicas e conhecimentos musicais.

Alguns instrumentos musicais egípcios antigos
Os Hebreus (Judeus, Israelitas) tiveram seu desenvolvimento musical pleno, durante o reinado de Davi e sofreu influências dos Caldeus, Babilônicos e Egípcios. Não há registros de sistemas teóricos, organologia, escalas etc. A música assume caráter religioso e festivo. O Antigo Testamento, mais precisamente no livro dos Salmos, é a fonte dos cantos Judaicos, e em algumas passagens bíblicas, há referências à instrumentos musicais. Este povo influenciou fortemente a música ocidental.
Representação Artística de um cerimonial Judeu
Alguns dos instrumentos usados pelos Judeus na execução das músicas eram o Shofá, Címbalos, Liras, Harpas dentre outros.

Os Chineses viam seus músicos com muito respeito na sociedade e os instrumentos tiveram um grande desenvolvimento. Já existiam instrumentos de cordas e de sopro e um de teclas conhecido por SHENG. Já existia um sistema musical que hoje ainda existe com poucas modificações. A música chinesa continuou sendo passada através de ensinos tradicionais e influenciou o leste asiático e se tornou importante no misticismo oriental e eles usavam a Escala Pentatônica.

Os Gregos, assim como os Judeus, influenciaram bastante a música ocidental. Para os antigos Gregos, a música tinha uma origem divina, e esta tinha como responsável o deus Apolo, pai de Orfeu. A música consta em alguns mitos mas também era muito utilizada nos ritos religiosos, nos Jogos Olímpicos, nas festas cívicas, no lazer e subsidiando outras artes como o teatro por exemplo.

O elemento básico da música helênica era o Tetracordio, que era uma espécie de escala de quatro notas descendentes inclusas num intervalo de quarta justa, e as variações dos intervalos entre elas caracterizavam o tetracrodio cromático, diatônico e enarmônico. Estes acreditavam na doutrina do Ethos ou dos Afetos, que preconizava a influência da música na vida e personalidade do indivíduo. Também se usava o sistema de modos gregos que eram uma espécie de escala de sete notas e que eram originadas de regiões diferentes. Este ultimo sistema é ainda usado no Jazz e na música Pop.



Fonte: Wikipédia/Música na Antiguidade;
           D'AMORE, Osvaldo. Apostila de História da Música. UFRN Natal RN;




sábado, 21 de dezembro de 2013

Saudações!

Oi Tudo bem?

Eu sou o Fábio e sou o dono deste blog que acabei de criar. Estou aqui pra compartilhar experiências musicais e também compartilhar um pouco do meu aprendizado musicalmente falando.

Espero poder ajudar e clarear as idéias e tirar dúvidas assim que for possível.

Um abraço a todos!

Fábio Lopes